Sustentabilidade ambiental
Para a implementação de sistemas de produção sustentáveis, faz-se necessária, em primeiro lugar, a adoção das boas práticas de produção agropecuária, de modo a preservar os recursos naturais (solos, água, biodiversidade, florestas naturais), garantindo a produção futura. O combate à erosão e recuperação de solos degradados e a manutenção de mananciais de água, de florestas naturais e da biodiversidade são prioridades que devem nortear as ações dos produtores rurais e são diretrizes de políticas públicas. Nessa ótica, o Código Florestal (Brasil, 2012) estabeleceu parâmetros legais que dão suporte à produção sustentável, com respeito ao meio ambiente.
Os seis biomas brasileiros demandam estudos e ações específicos. Destaca-se a Amazônia, em razão da sua dimensão e das oportunidades para o desenvolvimento da agricultura sustentável. A atenção de organizações e da opinião pública nacional e internacional aos desmatamentos ilegais demanda ações de inteligência, articulação e comunicação, de modo a garantir a preservação dos recursos naturais e não comprometer as futuras exportações agrícolas. Tecnologias e conhecimentos são fatores essenciais para promover o desenvolvimento sustentável da região, fomentando principalmente o aproveitamento dos recursos dessa região e o fortalecimento da bioeconomia e da aquicultura.
VII Plano Diretor da Embrapa 2020-2030.
O VII PDE traz um novo olhar sobre o posicionamento institucional, pensado a partir da diversidade dos ecossistemas de inovação para aprimorar a execu...