Lançamento do Núcleo das Mulheres do Agro em Oliveira
Durante o evento de lançamento, a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, conduziu uma palestra sobre “Liderança, Empreendedorismo e Inovação”. Após a palestra, as participantes se reuniram em uma roda de conversas, em que compartilharam suas histórias de vida, os desafios que enfrentaram e as lições que aprenderam ao longo de suas jornadas no agronegócio.
“Foi um momento enriquecedor e gratificante, pois percebemos que essas mulheres estão preparadas para aproveitar essa oportunidade. Elas já estão organizando dias de campo, viagens e outras iniciativas. Tenho certeza de que esse núcleo se desenvolverá de forma significativa, pois é composto por líderes fortes e mulheres determinadas,” destacou Silvana.
Desenvolvido ao longo de quase dois anos em parceria com o Sistema Faemg Senar, o núcleo foi criado com o objetivo de promover eventos, como dias de campo, cursos de capacitação técnica e profissional, entre outros, além de fortalecer a união e o compartilhamento de experiências entre as mulheres, fomentando uma rede de apoio no agronegócio.
O vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Sindicato Rural de Oliveira, Márcio Eugênio Leite Castro, reforçou que o projeto é motivo de grande orgulho. “Este é o momento ideal para lançarmos o núcleo, especialmente ao vermos tantas mulheres engajadas com um objetivo comum. Estamos otimistas quanto ao impacto positivo que essa iniciativa terá para o agronegócio da nossa região”.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, destacou a importância de investir na capacitação e na união das mulheres do setor. “Elas estão, a cada dia, consolidando sua presença no campo e assumindo papéis de liderança nos negócios rurais. É gratificante ver que podemos contar, cada vez mais, com nossas parceiras, que trazem habilidades essenciais para fortalecer o setor”, disse.
A coordenadora do núcleo, Gabriela Pierazoli, explicou que o grupo surge com o objetivo de fortalecer a presença das mulheres que, de diversas maneiras, estão ligadas ao setor, seja como produtoras, gestoras de propriedades, profissionais que atuam na área comercial, esposas e colaboradoras que desempenham funções essenciais na área.
“Sabemos que nossa região é fortemente marcada pela atividade e vimos a necessidade de criar um espaço voltado para que essas mulheres possam acessar conteúdos e conhecimentos que realmente fazem a diferença no dia a dia. Queremos que elas se sintam ainda mais integradas ao setor, fortalecendo suas vozes e contribuindo para que sejam reconhecidas como protagonistas em cada encontro”, relatou.
Escrito por Karoline Sabino - Sistema FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Legenda Foto 1: Núcleo das Mulheres do Agronegócio de Oliveira e Região é composto por 80 integrantes
Legenda Foto 2: Roda de conversas conduzida pela coordenadora do núcleo, Gabriela Pierazoli, gerente do núcleo, Renata Aparecida Mattar, gerente de marketing da Coccamig, Janaína Santana, e gerente da Mulher, Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais