fbpx

A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral muito contagiosa e de grande risco para as aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos.

Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, que pode acarretar em grandes perdas para os produtores e também em barreiras sanitárias para a comercialização de produtos avícolas brasileiros.

Nas aves domésticas a doença é caracterizada principalmente por alta mortalidade e problemas respiratórios tais como tosses, espirros, muco nas narinas e hemorragias nas partes desprovidas de penas e mucosas.

Podem ocorrer sinais clínicos nervosos tais como o andar cambaleante das aves. Em aves de postura e reprodutoras, ocorre queda de produção de ovos.

Aos primeiros sinais da doença, é importante não se aproximar nem mexer nas aves para evitar a disseminação do vírus e procurar um médico veterinário do Serviço Veterinário Oficial para fazer a análise clínica dos animais.

O veterinário terá os materiais necessários para realizar o manuseio das aves e evitar a disseminação do vírus. O Serviço Veterinário Oficial da sua região fará o trabalho de investigação e, se a suspeita for confirmada, tomará todas as medidas cabíveis.

Fonte: MAPA