Ações do Sistema destacam papel das mulheres no agro
“Precisamos fazer com que as mulheres percebam a importância delas dentro da cadeia produtiva. Esses eventos são uma oportunidade para fazer uma conexão com essas mulheres, mostrando o papel do Sistema Faemg Senar e como podemos contribuir neste desenvolvimento do público feminino, trazendo ações para capacitação, formação de lideranças e de transformação, para que elas façam uma representatividade do setor onde estiverem”, disse a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.
Em Uberaba, durante a ExpoGenética, o Sistema Faemg Senar foi parceiro do ciclo de palestras da ABCZ Mulher, com o tema “Sustentabilidade na Propriedade Rural”. “Trabalhamos dois aspectos que são a legalidade, mostrando a importância de ter segurança jurídica e da produtora ter a sua propriedade regular do ponto de vista ambiental, e também as boas práticas. Sustentabilidade não é mais uma escolha e, sim, uma condição para se manter no mercado. Acreditamos que as mulheres têm um grande potencial para sair na frente, despontando e acessando mercados por meio desta transformação da propriedade”, explicou a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, que foi a responsável pelas orientações no evento.
Ainda durante a ExpoGenética, Silvana Novais e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, foram os convidados do podcast EmpreenDelas, com o tema “Transformação da agropecuária com a participação das mulheres”. Eles abordaram a importância do papel das mulheres neste setor e os desafios que elas enfrentam no dia a dia. O episódio está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FKYOkmvn9g8&t=725s
Encontro em Capinópolis
Em Capinópolis, 180 mulheres participaram do 1º Encontro das Mulheres do Agro, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, com apoio do Sistema Faemg Senar.
“Este encontro ficou marcado na história do município. Debatemos assuntos importantes na perspectiva da atuação da mulher no agro, como a sua jornada, o cuidado com a família, a sucessão familiar, a autoestima e o novo cenário no agronegócio. Também tratamos da criação do nosso Núcleo de Mulheres do Agro. Agradeço à diretoria e aos associados do sindicato, ao Sistema Faemg Senar e às empresas que apoiaram nosso evento”, destacou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, Tatiane Barra. A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais, e a produtora Luisele Bueno, membro da Comissão Faemg Mulher, foram palestrantes no encontro.
“A mobilização foi surpreendente. Parabenizamos o sindicato pela organização e acolhimento das mulheres neste evento, onde foram debatidos temas relevantes para o público feminino”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.
Dores do Indaiá
Em Dores do Indaiá, durante encontro especial com participação de Silvana Novais para discutir a consolidação do Núcleo Mulheres Produtoras do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, o presidente da entidade cooperada do Sistema Faemg Senar, Arnaldo Anselmo de Matos, reforçou que estas ações representam um marco significativo pelo desenvolvimento econômico e social da região e de Minas Gerais, e na luta pela igualdade e fortalecimento do papel das mulheres no setor produtivo.
Encontro para discutir a consolidação do Núcleo Mulheres Produtoras do Sindicato dos Produtores Rurais em Dores do Indaiá
“Estamos completamente comprometidos com a criação deste núcleo, que vem para consolidar este papel, dando visibilidade, apoio e recursos necessários para que as mulheres continuem a prosperar no segmento do agronegócio. Nosso apoio será total e contínuo, oferecendo desde capacitações e workshops específicos até a criação de redes de contatos que possibilitem novas oportunidades de negócios. Além disso, buscaremos ativamente parcerias com outras organizações e entidades para fortalecer ainda mais este movimento”, disse o presidente.
Arnaldo explicou ainda que o Núcleo Mulheres Produtoras não apenas impulsionará as economias locais, mas também inspirará mudanças significativas na forma como a sociedade percebe e valoriza a força feminina. “Continuaremos lutando para garantir que todas as nossas produtoras sejam reconhecidas e respeitadas como pilares de nossa comunidade. Juntos, construiremos um futuro mais equitativo e próspero para todos”, concluiu.
Escrito por por Josiane Moreira e Juliana Fidelis, s Sistema FAEMG, Sindicatos, Senar
Foto 2: Gravação do podcast EmpreenDelas, em Uberaba
Foto 3: Encontro para discutir a consolidação do Núcleo Mulheres Produtoras do Sindicato dos Produtores Rurais em Dores do Indaiá