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Em relação à sustentabilidade, o desafio está na comprovação e não na aplicação. Sabemos que os produtores rurais têm uma ampla conexão com o meio ambiente e que preservam os recursos naturais.

*Por Rodrigo Capella

Nesse contexto, o desafio está na comprovação. Precisamos, urgentemente, de um selo único que ateste, de forma padronizada, a aplicação da sustentabilidade e dos demais pontos ESG no campo.

Se esse selo for criado por uma instituição/empresa brasileira que tenha respaldo internacional, o Brasil irá atingir os mais altos patamares de comercialização de nossos produtos agropecuários.

E o mercado de carbono?

Tenho conversado com muitos especialistas e também fiz, recentemente, um curso sobre o mercado de carbono.

O consenso é que o mercado de carbono não será uma terceira safra para o produtor rural, mas sim um possiblidade de investir os recursos obtidos com a venda de crédito para comprar insumos, adquirir tecnologia e/ou tomar a produção ainda mais estratégica.

O ponto de atenção é a precificação. Qual o valor de um crédito de carbono? Como esse valor será calculado?

Precisamos observar de perto esse cálculo.

E a sucessão familiar?

A sucessão familiar deve crescer intensamente em 2025, respaldada pela tecnologia e pela sustentabilidade. Na Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, fizemos um estudo sobre sucessão familiar no agronegócio.

Os resultados apontam que os jovens têm preferência por atividades relacionadas à tecnologia, meio ambiente, governança e social.

O desafio está em conciliar as decisões das novas gerações com as dos atuais proprietários.

Torcemos para que o nosso agro se saia muito bem em relação a comprovação da sustentabilidade, precificação do carbono e a sucessão familiar.

Esses pontos são cruciais. Esses pontos irão nortear o futuro do nosso agro.

Vamos juntos, sempre!

Que venha 2025.

*Rodrigo Capella

Rodrigo Capella trabalha com agronegócio desde 2004 e é palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Tem artigos sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior e é autor de vários livros, entre eles “Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio com ações de marketing e comunicação.