O setor está entrando em uma nova era, onde produtividade, sustentabilidade e inovação se unem para enfrentar os desafios globais e regionais.
O setor está entrando em uma nova era, onde produtividade, sustentabilidade e inovação se unem para enfrentar os desafios globais e regionais.
As exportações do agronegócio de Minas Gerais alcançaram a expressiva marca de US$ 17,1 bilhões em 2024, consolidando-se como o melhor resultado da série histórica iniciada em 1997. O desempenho é ainda mais significativo ao superar, pela primeira vez, a receita da mineração, que registrou US$ 15,7 bilhões. O setor agropecuário mineiro representou cerca de 42% da pauta total de exportações do estado, reafirmando sua importância estratégica para a economia local e nacional.
Governo do Estado celebra reconhecimento histórico dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) dará início a um Programa de Recuperação Produtiva e Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental da Calha do Rio Doce. Serão beneficiadas propriedades rurais, em 38 municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em 2015. Com duração prevista de cinco anos, o trabalho da Emater-MG visa reestruturar a produção agrícola e promover práticas de conservação de solo, captação de água e uso de energia solar.
Nesse novo capítulo do varejo de carnes, elementos como aspecto visual, degustação, eficiência e controle sanitário podem transformar resultados e consolidar a jornada de compra do cliente dentro da loja No cenário atual do varejo de carnes, a transformação digital e a crescente demanda por informação têm moldado o comportamento dos consumidores. Os clientes buscam não apenas um produto de qualidade, mas uma experiência completa que ofereça transparência, praticidade e, acima de tudo, confiança. Com a evolução desse perfil, o papel do açougueiro também se transformou, exigindo uma adaptação não só na operação, mas no relacionamento com o consumidor.
O que o agronegócio e o mercado de beleza e estética têm em comum? Mostrar as oportunidades e como o agro fomenta o mercado de beleza e estética é a proposta do Agrotalk JK, evento inédito que reúne nesta quarta (25/9), em São Paulo (SP), mulheres que atuam no agronegócio ao lado de especialistas da área de nutrologia, ginecologia, cirurgia plástica da equipe multidisciplinar da JK Estética Avançada, uma das maiores empresas do segmento no Brasil.
O calendário de eventos voltado para o público feminino está incentivando o aumento da representatividade das mulheres no agronegócio. O Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação, apoiou diversas iniciativas nos municípios de Uberaba, Capinópolis e Dores do Indaiá, na última semana.
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça em análise a garantida dada na Cédula de Produto Rural, entendeu pela impossibilidade na penhora da pequena propriedade rural, ainda que dada em garantia por Alienação Fiduciária. De acordo com a decisão, a propriedade composta por pouco mais de um módulo fiscal, onde as partes comprovaram utilizar para produção e sustento da família, fica imune a penhora ou qualquer constrição, mesmo reivindicada pelo credor fiduciário.
O tema do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, será "Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo". O objetivo é posicionar o evento como um mensageiro, utilizando a força feminina para expandir a visão global sobre o agro brasileiro e ajudar a criar uma percepção internacional justa do setor.
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024. A competição é considerada a maior do país em participação de agricultores familiares. São esperadas mais de 1,5 mil amostras inscritas. Este ano, o concurso comemora sua 21ª edição.
© Jornal AgroNegócio. Projetado por Olandim.