Bem-estar animal: Sete empresas se unem à coalizão inédita no Brasil
Empresas unidas por um propósito comum
Sete grandes players do setor aderiram à COBEA: Grupo IMC, Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira do Brasil e Danone Brasil. Esta coalizão busca garantir que os padrões de bem-estar animal sejam não apenas implementados, mas aprimorados de maneira contínua e colaborativa.
João Paulo Camarinha Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company, foi eleito como o primeiro presidente da coalizão. Ele destaca que o objetivo central é criar um ambiente colaborativo, onde as empresas possam somar experiências e avançar juntas. “A união das companhias comprometidas com o bem-estar animal trará velocidade no cumprimento das metas, proporcionando melhores condições para aves, suínos, peixes e outras espécies”, afirma.
A necessidade da cooperação
A Planalto Ovos, representada por Daniel Mohallem, também ressalta o valor da cooperação para alcançar melhorias no setor produtivo. Mohallem acredita que a troca de boas práticas entre os diferentes elos da cadeia produtiva resultará em um aumento da conscientização dos consumidores, garantindo que a transparência e a confiabilidade das informações sejam pilares dessa iniciativa.
Soluções coletivas para desafios globais
A COBEA é uma resposta ao crescente interesse da cadeia de proteína animal por práticas que conciliem bem-estar animal e sustentabilidade. A diretora-executiva da coalizão, Elisa Tjarnstrom, aponta que o bem-estar animal está ligado a questões complexas de sustentabilidade, e nenhuma empresa, sozinha, tem a capacidade de solucionar esses problemas. “A colaboração entre todas as partes envolvidas é essencial para promover mudanças sistêmicas que beneficiem o setor e o planeta”, destaca.
Leonardo Vega, cofundador da Produtor do Bem, reforça a relevância dessa iniciativa, tanto para o mercado interno quanto para o posicionamento do Brasil no cenário global. "Queremos mostrar que o Brasil é líder não apenas na produção em larga escala, mas também no comprometimento com a sustentabilidade e o bem-estar animal. A COBEA é uma oportunidade para compartilhar esses avanços com o mundo", diz Vega.
O futuro do bem-estar animal e a sustentabilidade
O trabalho da COBEA reflete a preocupação crescente em torno do bem-estar dos animais de produção e do impacto que esse tema tem nas expectativas dos consumidores e nas regulações globais. A adesão de novas empresas e a expansão da coalizão para outros segmentos, como o pet food, são apenas o começo de um movimento que visa criar um sistema alimentar mais sustentável e ético.
Por meio de soluções conjuntas e da cooperação entre diversos agentes da cadeia de proteína animal, a COBEA promete elevar os padrões e oferecer um futuro mais promissor para a agropecuária brasileira, onde bem-estar animal e sustentabilidade caminham lado a lado.
João Paulo Camarinha Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company e presidente da COBEA
Legenda imagem: Alguns participantes da primeira reunião da COBEA
Divulgação COBEA