Edital de fomento ao cooperativismo em Minas Gerais fica aberto até 28 de julho
As cooperativas da agricultura familiar de Minas Gerais têm até o dia 28 de julho para participar do Edital de Chamada Pública 01/2024, que selecionará os empreendimentos para receber ações de apoio e fomento. O trabalho é resultado do acordo do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Sistema Ocemg para o fortalecimento de cooperativas da agricultura familiar no estado.
A ação conjunta envolve, entre outros pontos, a seleção de quatro empreendimentos coletivos para receberem capacitações e consultorias das equipes técnicas do Sistema Ocemg sobre organização produtiva, parcerias estratégicas e posicionamento de marca, entre outros temas.
“Esse edital tem grande importância, uma vez que, por intermédio de capacitação técnica, as cooperativas da agricultura familiar podem aumentar sua eficiência organizacional e competitiva, podendo atingir um melhor posicionamento no mercado, bem como conseguir maior retorno e benefícios para seus associados”, avalia a assessora Técnica na Diretoria de Agroindústria e Cooperativismo, Sandra Santos.
Edital
Os objetivos do instrumento são aumentar a eficiência das cooperativas selecionadas, agregar valor aos produtos e beneficiar os produtores associados com melhores oportunidades de emprego e renda. O plano de trabalho tem duração prevista de 30 meses, com a possibilidade de prorrogação.
O edital de chamamento público está disponível neste link. Podem se inscrever as cooperativas da agricultura que estejam vinculadas e adimplentes com o Sistema Ocemg. É necessário apresentar documentação comprobatória, especificada no item 5 do Edital de Chamada Pública, que deve ser enviada para o e-mail:
Plano de trabalho
As atividades de apoio técnico previstas no edital serão programadas assim que publicado o resultado do processo seletivo, no final do próximo mês de agosto. A definição da metodologia de trabalho será competência do Sistema Ocemg, conforme estabelecido no Acordo de Cooperação.
As capacitações irão ocorrer a partir das demandas dos produtores, parte indispensável do diagnóstico para elaboração do plano de ação. Estão previstas ainda reuniões periódicas para atendimento e acompanhamento das cooperativas selecionadas.
Os resultados obtidos pelos produtores rurais por meio das cooperativas costumam superar os da ação individual, através da negociação e venda coletiva, do beneficiamento de produtos, da criação de uma marca comercial ou até mesmo pela ampliação do acesso à pesquisa, assistência técnica e extensão rural.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Josiane Gonçalves
Edição: Márcia França