
Agricultores da comunidade Córrego dos Prazeres aprendem técnicas para produzir e vender frutas, verduras e legumes com mais qualidade e segurança
Agricultores da comunidade Córrego dos Prazeres aprendem técnicas para produzir e vender frutas, verduras e legumes com mais qualidade e segurança
A cachaça Flor das Gerais Dorna Única, produzida em Felixlândia, na região Central de Minas Gerais, recebeu medalha de ouro no International Organic Products Competition. O evento aconteceu na França, neste mês, e premiou os melhores produtos orgânicos em diversas categorias.
Perdizes, na região de Araxá (MG), acaba de entrar oficialmente no mapa das agroindústrias mineiras dedicadas ao Queijo Minas Artesanal (QMA). O produtor rural Caio César Sanson Miguel, da Queijaria Santo Pingo, tornou-se o primeiro do município a obter a habilitação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a fabricação do tradicional queijo. Além disso, conquistou o Selo Arte, uma certificação que permite a comercialização do produto em todo o território nacional.
Produtores rurais têm até a próxima quarta-feira (31/7) para fazer a pré-inscrição para o Concurso Cachaças Mineiras 2024 - 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. Os participantes devem preencher o formulário disponível no regulamento do concurso e entregá-lo no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) do seu município.
Parceria entre o Governo de Minas e o Sistema Ocemg vai selecionar quatro cooperativas mineiras da agricultura familiar para receberem capacitação técnica
A instalação da agroindústria de despolpa de frutas, que está localizada no assentamento Oziel Alves Pereira, em Governador Valadares, foi concluída. O projeto recebeu investimento total de aproximadamente R$ 6 milhões, e contará com duas linhas de montagem: uma para produtos minimamente processados e outra para a produção de polpas. A comunidade e representantes do poder público conheceram as instalações da agroindústria no último dia 27 de junho.
Marcos Vinícius Pereira nasceu e foi criado na fazenda, em Coromandel, no Cerrado mineiro. Ao lado do pai, José Flávio Pereira, ajudava na produção de leite, que sempre foi a atividade principal da família. Ao todo, são 130 animais na propriedade de 50 hectares, sendo 50 vacas para lactação, que produzem cerca de 500 litros diariamente. Mas contar apenas com o leite tem sido um desafio, pelas crises frequentes no setor. Por isso, diversificar é uma necessidade.
Ricardo Sampaio Pinto era empresário em Belo Horizonte, mas mudou sua rota profissional após os negócios na capital mineira não darem certo. Devido à falta de perspectiva de melhorias na indústria de produtos plásticos que possuía, a família decidiu morar no interior e foi viver em São Sebastião do Oeste, na região Centro-Oeste de Minas, onde tinha uma casa de campo utilizada apenas para lazer.
Na busca por eficiência e melhores resultados no agronegócio, a gestão rural emerge como um elemento crucial. Três pilares fundamentais sustentam essa gestão de forma integrada e sinérgica: pessoas, processos e sistema. Esses elementos interdependentes são essenciais para uma organização eficaz, acesso a informações valiosas e tomada de decisões seguras.
As projeções indicam que o Brasil está prestes a testemunhar um aumento significativo no consumo de diesel e biodiesel em 2024. De acordo com dados recentes da consultoria StoneX, o crescimento esperado é resultado de uma série de fatores, incluindo uma safra prevista para o terceiro trimestre e políticas de incentivo ao uso de biocombustíveis.
© Jornal AgroNegócio. Projetado por Olandim.