fbpx

Semana da Família Rural vai qualificar produtores rurais e microempreendedores do Triângulo Mineiro

Inspirada na Semana do Fazendeiro (organizada pela Universidade Federal de Viçosa), a Semana da Família Rural (SFR) vai oferecer este ano 21 cursos, sendo 413 vagas no total. As inscrições se encerraram no dia 10 de julho, tendo o custo de R$30 para cada curso. Muitos dos cursos oferecidos vão trazer informações sobre o uso de novas tecnologias no campo como o curso “Introdução à operação de Drones”, que abordará os conceitos da tecnologia de drones, cenários de utilização, aspectos legais e regulamentação, bem como treinamento básico de voo com o equipamento.

Negócios nas redes sociais

Outro curso bem atual é o “Redes Sociais para o Seu Negócio”. O curso é projetado para microempreendedores e produtores rurais. Os participantes aprenderão a criar conteúdos atraentes, engajar o público-alvo e medir o impacto das publicações, usando Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. “O objetivo da Semana da Família Rural é proporcionar às pessoas a oportunidade de se qualificar e ganhar novos conhecimentos por um custo bem baixo, facilitando assim uma atualização profissional de produtores e pequenos empreendedores”, explica o coordenador regional da Emater-MG, Alessandro Salvador da Silva.

A programação da Semana da Família Rural traz ainda conteúdo mais tradicionais, mas bastante procurados pelos produtores como cria de bezerros, cafeicultura, avicultura caipira, apicultura, boas práticas de fabricação na produção alimentícia, processamento de vegetais, entre outras atividades muito demandadas para o meio rural. “Os cursos atraem interessados não só de Uberlândia, mas de várias cidades da região, que se quiserem, podem utilizar o alojamento do instituto. A procura é bem grande. Além dos cursos, será montada ainda uma feira para a comercialização de gêneros alimentícios”, comenta Alessandro.

Longa história

A Semana da Família Rural (SFR) teve início em 1980 e vem sofrendo, ao longo dos anos, alterações na formatação dos cursos e na escolha do público-alvo. Mas desde o início, ela vem dando bons resultados, tanto pelo número de produtores inscritos, quanto pela qualificação técnica oferecida. De acordo com o coordenador da Emater-MG, o evento tem sido a base técnica para diversas experiências profissionais bem-sucedidas em atividades rurais, proporcionando um aprendizado, que é aplicado em áreas de planejamento, produção, comercialização e preservação ambiental.

A SFR é hoje um dos maiores eventos de extensão do estado e tem alcançado seus objetivos graças às parcerias com diversas instituições, entidades e empresas patrocinadoras. Outra proposta do projeto éestimular uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e os produtores rurais locais, possibilitando aos professores do instituto a vivência prática dos conceitos abordados em sala.

 Por: Flávia Freitas - Assessoria de Comunicação