O Sigma permite avaliar o quanto da produção é necessário para cobrir o investimento realizado em máquinas, e também indica as operações que podem ter seu custo reduzido, explica o pesquisador Anderson de Toledo.
De acordo com Toledo, a disponibilidade de linhas de financiamento e acesso ao crédito incentivam os produtores a adquirir máquinas e equipamentos em intervalos cada vez menores. “A ideia é oferecer uma ferramenta para auxiliar o produtor a melhorar o planejamento da propriedade”, explica.
Funcionamento
Com acesso pela internet e aplicativos móveis, o Sigma possibilita ao produtor registrar as atividades e obter informações sobre o dimensionamento do conjunto mecanizado e o custo de cada operação.
Os produtores que fazem esse controle em geral usam cadernos ou planilhas, segundo Toledo. “O Sigma permite registrar e saber em detalhes, e on-line se as máquinas estão se pagando. Com o tempo, ele terá um histórico das atividades e poderá fazer simulações para novas operações”, esclarece.
O próximo módulo do sistema, em fase de desenvolvimento, agregará funcionalidades para a gestão operacional, com a coleta de dados das máquinas, análise de desempenho, necessidades de manutenção e até auxílio na seleção apropriada dos equipamentos e sua regulagem.