Computação quântica tem potencial de transformar áreas como a bioinformática, o sensoriamento remoto, a modelagem climática e a agricultura inteligente.
Computação quântica tem potencial de transformar áreas como a bioinformática, o sensoriamento remoto, a modelagem climática e a agricultura inteligente.
A aplicação de tecnologia e inovação no agronegócio tem transformado o setor em um dos mais dinâmicos e produtivos da economia. A integração dessas ferramentas possibilita o aumento da eficiência, sustentabilidade e competitividade nas diversas atividades agropecuárias, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais globalizado e exigente.
A tecnologia tem sido uma grande aliada do agronegócio, transformando a maneira como os produtores gerenciam suas fazendas. Um exemplo de inovação no setor vem de Paulo Ude, um sojicultor de Dores do Indaiá, Minas Gerais. Incomodado com o desperdício e a má dissolução de produtos químicos em drones de pulverização, Paulo, junto com parceiros, desenvolveu um equipamento que promete revolucionar o uso de insumos no campo.
Agras T50 leva as operações agrícolas realizadas por drones a novos patamares. Ele herda um poderoso sistema de propulsão coaxial de rotor duplo e uma estrutura resistente a torque de tipo dividido para estabilidade superior ao transportar cargas de 40 kg de pulverização ou 50 kg de dispersão.
No coração da economia brasileira, o setor agrícola está passando por uma revolução tecnológica sem precedentes. As máquinas e tratores agrícolas, essenciais para a produção eficiente e sustentável, estão sendo impulsionados por inovações que prometem transformar a maneira como os agricultores operam suas terras. Nesta matéria, exploraremos as mais recentes tecnologias que estão moldando o futuro da agricultura no Brasil.
A revolução da Internet das Coisas (IoT) não é mais uma novidade restrita aos ambientes urbanos e aos dispositivos do cotidiano. Ela está deixando sua marca também nos vastos campos do agronegócio, transformando a maneira como as fazendas operam e os agricultores gerenciam suas culturas. Com o avanço tecnológico, a agricultura passa por uma verdadeira revolução, impulsionada pela conectividade e pela análise de dados em tempo real. Segundo dados da Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), aproximadamente 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotam algum tipo de tecnologia, e esse número está em constante crescimento.
Organizado pela MundoGEO, evento terá exposição com os drones mais modernos da atualidade e uma programação ampla de seminários e cursos para quem quer empreender e atuar nesse mercado. A DroneShow Robotics ocorrerá entre 21 e 23 de maio de 2024, no Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo, em São Paulo
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança nesta edição do Show Rural o módulo de avaliação econômica do Sistema para Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma), Uma plataforma que desenvolve em parceria com a Agropixel, empresa de tecnologia da informação voltada à agropecuária
A Embrapa e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) disponibilizam, gratuitamente, um aplicativo que auxilia o produtor a escolher as espécies de árvore mais adequadas à cada pastagem.
© Jornal AgroNegócio. Projetado por Olandim.