Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na última semana, por unanimidade, que vale o conceito de “bioma” para a compensação de reserva legal e descartaram o critério de “identidade ecológica”, durante o julgamento de embargos de declaração do Código Florestal (Lei 12.651/2021).
Comemorado em 23 de outubro, o Dia Nacional do Plantio Direto promove a conscientização contínua sobre a importância da conservação e manejo diferenciado do solo. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), em parceria com a empresa vinculada Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realiza programas que utilizam técnicas do Sistema de Plantio Direto (SPD), que protegem e promovem a melhoria da qualidade de solo, água e ar e contribuem na renda da agropecuária. Neste ano já foram investidos mais de R$ 11,2 milhões em programas que atendem essas necessidades.
Um dos destaques do segundo dia de CNMA foi a palestra “A insegurança alimentar energética e ambiental do mundo e o papel do Brasil”, ministrada pelo cientista, Prêmio Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Rattan Lal, que discutiu desafios globais relacionados à insegurança alimentar, energética e ambiental, destacando o papel do Brasil nesse cenário. Lal abordou questões como justiça alimentar, direitos humanos e o futuro da agricultura, enfatizando que as soluções para esses problemas estão intimamente ligadas à gestão sustentável dos recursos naturais, especialmente do solo.
Em um momento em que a agricultura busca cada vez mais a sustentabilidade e a segurança alimentar, a cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, se destaca ao investir na capacitação de seus produtores rurais. Entre os dias 1º e 5 de outubro, um curso intensivo sobre defensivos agrícolas, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, reuniu agricultores dispostos a aprender as melhores práticas para o manejo desses produtos.
Entre os dias 21 e 27 de setembro, o estado de Minas Gerais será palco da Semana Florestal 2024, um evento voltado à conscientização ambiental com o tema “Urgência verde: construindo um futuro sustentável”. A iniciativa, liderada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), visa promover a preservação e recuperação de áreas florestais por meio de ações de plantio e sensibilização da população. Um dos principais parceiros dessa edição é a Emater-MG, que desempenhará um papel fundamental no plantio de mudas nativas em várias cidades.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) lançou uma cartilha sobre a cratília. Apesar de ser pouco conhecida dos produtores, ela oferece diversos benefícios para a propriedade rural: pode ser usada para adubação verde, recuperação de áreas degradadas, como cercas-vivas e até na alimentação animal.
O agricultor Deraldo Adelto de Araújo deixou o Paraná para fincar raízes em Minas Gerais. Nascido e criado na roça, há 18 anos pisou as terras do Triângulo Mineiro, mais especificamente Araguari. Produtor experiente, arriscou empreender numa cultura antes praticamente inexistente na região, ao menos em escala comercial: a goiaba.
Experimentos com sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta (ILPF) em dois municípios goianos mostram impactos positivos na saúde do solo.
A pesquisa utilizou como referência áreas de pastagens não cultivadas há mais de 30 anos..
A umidade retida pelo solo, entre 0,1 milímetro e 0,7 milímetro por centímetro, parece pequena, mas é crucial para a sobrevivência das plantas durante longos períodos de seca e altas temperaturas.
Experimentos em Goiás comprovam que ILPF melhora a qualidade do solo do Cerrado
O aumento de 50% na macroporosidade do solo significa maior capacidade de atender à demanda respiratória de raízes e microrganismos do solo.
O inverno começou na semana passada, mas a expectativa para este ano é que as temperaturas fiquem até 3 graus Celsius acima da média. Uso de ferticorretivos é fundamental para proteger o solo e garantir a produtividade das culturas mesmo com as variações climáticas
Projeto da Emater-MG evita que mais 220 milhões de litros de esgoto sejam lançados no ambiente a cada ano. No Brasil, mais de 40% da população não tem acesso à coleta e tratamento do esgoto, segundo o Ranking do Saneamento 2024. Uma realidade que se agrava nas zonas rurais e submete a população a vários problemas de saúde, pela contaminação do meio ambiente, dos lençóis freáticos com os dejetos.