Casal obtém sucesso em inseminação artificial após capacitação promovida pelo Sistema Faemg Senar
Segundo o instrutor Cristóvão Fernando de Souza, o curso inicial de cria e recria de bezerros é fundamental para que os produtores dominem todos os cuidados essenciais com as bezerras e vacas gestantes antes de iniciarem o processo de inseminação. “Durante essa primeira etapa, os participantes aprenderam sobre a importância de cuidados com vacas em pré-parto, procedimentos com bezerros recém-nascidos, incluindo o fornecimento de colostro e a cura do umbigo, e outras práticas necessárias para um desenvolvimento saudável dos animais”, explica.
Já no curso de inseminação artificial, o foco foi nos benefícios da técnica, no manejo do botijão de sêmen, na identificação do cio e na preparação do aplicador. Segundo Adael, o treinamento foi decisivo: “Graças ao Senar, aprendi a fazer todo o processo, e nas primeiras inseminações que realizei tivemos 24 bezerros, sendo 22 fêmeas e dois machos, com sêmen convencional, não sexado”, destacou.
Leonira também celebrou os resultados, e fez questão de agradecer o Sistema Faemg Senar por meio do instrutor, que ministrou o curso. “Compramos o botijão, adquirimos sêmen e hoje é só sucesso. As pessoas nos procuram para saber como fizemos para ter tantos resultados positivos. Nosso agradecimento ao Sistema Faemg Senar e ao professor Cristóvão pelo aprendizado,” afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor, Lucio Flávio Morgado, destacou a importância do curso para o desenvolvimento da produção local e elogiou o empenho do casal. “O sucesso do Adael e da Leonira demonstra o impacto real que as capacitações do Sistema Faemg Senar têm para os produtores da nossa região. É gratificante ver o conhecimento sendo colocado em prática e trazendo resultados tão positivos. Nosso objetivo é continuar promovendo esses treinamentos para que mais famílias possam melhorar suas produções e a qualidade de vida no campo”.
Agora, com uma remessa saudável de bezerras, o casal segue otimista sobre o futuro, reforçando o impacto positivo do treinamento oferecido pelo Sistema Faemg Senar e o apoio contínuo ao desenvolvimento da produção leiteira na região de Resplendor.