
A entressafra normalmente limita a oferta, mas em maio a produção nacional de leite continuou mais alta que no ano anterior, e as importações se mantiveram em patamar elevado.
A entressafra normalmente limita a oferta, mas em maio a produção nacional de leite continuou mais alta que no ano anterior, e as importações se mantiveram em patamar elevado.
Produção de leite alimenta o Brasil e sustenta milhões: Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares reforça apoio ao produtor em data que celebra a força do setor
O mês de março de 2025 foi marcado por uma série de movimentos importantes nos principais indicadores da cadeia produtiva do leite no Brasil. Segundo dados do Cepea e da Embrapa, o cenário foi de valorização no preço ao produtor, pressão nos custos de produção e queda nas exportações, com reflexos diretos na balança comercial do setor.
Durante a 88ª edição da ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG), um novo marco foi estabelecido para o avanço da pecuária leiteira na América do Sul. No domingo, 27 de abril de 2025, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação de Criadores de Zebu da Bolívia (Asocebu Bolívia) assinaram um acordo de cooperação técnica com foco no melhoramento genético da raça Girolando em território boliviano.
No último trimestre de 2024, o setor leiteiro brasileiro apresentou uma dinâmica de mercado marcada por variações na oferta, demanda e preços. Dados do IBGE indicam que, no terceiro trimestre de 2024, a captação de leite foi de 6,29 bilhões de litros, representando uma leve redução de 0,3% em relação ao mesmo período de 2023.
Programa de melhoramento genético de raça Girolando tem avaliado a resistência dos animais ao calor para selecionar indivíduos que aguentam melhor as altas temperaturas.
Pesquisadoras associaram dados climáticos de cada região, perfil genético de touros e o desempenho produtivo das vacas de suas proles para criar uma medida para avaliar a tolerância dos animais ao estresse térmico.
Temperaturas extremas fazem Brasil perder anualmente cerca de 30% da produção de leite.
Umidade relativa do ar acima de 95% e temperatura acima de 32° colocam animais em calor extremo.
Com o trabalho da pesquisa, criadores poderão orientar cruzamentos para obter animais mais tolerantes ao estresse térmico.
Pesquisa usa genômica para enfrentar efeitos climáticos em gado leiteiro
O mercado brasileiro de leite atravessou um ano de intensas oscilações em 2024. Em outubro, o preço do leite pago ao produtor caiu 2,1% em relação ao mês anterior, sendo cotado em média a R$ 2,81 por litro. Apesar dessa queda mensal, o setor registrou uma expressiva alta de 42,6% em comparação com outubro de 2023, reflexo de uma oferta ainda restrita e do aumento dos custos de produção, especialmente de insumos como milho e farelo de soja
O período das águas é a época ideal para os pecuaristas iniciarem a estação de monta, uma fase importante do calendário reprodutivo do rebanho. Porém, para o sucesso da reprodução, é importante que as vacas estejam com um bom escore corporal, que deve ser conseguido com o cuidado constante dos animais.
© Jornal AgroNegócio. Projetado por Olandim.